Perguntas Frequentes

Não se preocupe! Aqui vai encontrar respostas a dúvidas que habitualmente surgem.

APLICAÇÃO

  • Posso aplicar FRONTLINE TRI-ACT® em mais de dois pontos?

    Para aplicar FRONTLINE TRI-ACT®, afaste o pêlo entre as omoplatas com os dedos e, uma vez a pele visível, esvaziar o conteúdo da pipeta em duas partes distintas: metade na zona da base do crânio e o restante 2 ou 3 cm mais abaixo. É muito importante que não se aplique o produto numa zona onde o animal possa lamber, como a base da cauda ou até a meio do tronco.

  • O meu cão pesa menos de 2Kg, posso aplicar FRONTLINE TRI-ACT®?

    Não! FRONTLINE TRI-ACT® só pode ser aplicado a cães com peso de, pelo menos, 2 kg. Consulte o seu médico veterinário para aconselhamento sobre tratamentos disponíveis para cães pequenos (FRONTLINE® SPRAY pode ser usado em animais a partir dos 2 dias de vida, sem limite de peso).

  • O meu cão pesa mais de 60Kg, posso aplicar FRONTLINE TRI-ACT®?

    Se o seu cão pesa mais de 60 kg e menos de 80 kg, use uma pipeta de 6 ml (embalagem para cães de grande porte) e uma pipeta de 2 ml (embalagem para cães de tamanho médio). Esta quantidade de produto é suficiente para cães até 80 kg. Se o seu cão pesa mais de 80 kg, consulte as opções disponíveis com o seu médico veterinário.

  • Posso aplicar FRONTLINE TRI-ACT® ou FRONTLINE COMBO® com mais frequência do que de 4 em 4 semanas?

    O FRONTLINE TRI-ACT® FRONTLINE COMBO®  estão licenciados para utilização em cães com um intervalo entre tratamentos de pelo menos 4 semanas. Não se recomenda que se aplique com mais frequência.

  • Quando posso dar banho ao meu cão após a aplicação de um produto da gama FRONTLINE®?

    Recomenda-se não molhar nem dar banho aos cães nas 48 horas antes e depois da aplicação do produto. A presença dos óleos naturais da pele é necessária à absorção e distribuição correctas dos produtos da gama FRONTLINE®.

SAÚDE E SEGURANÇA

  • Porque é que FRONTLINE TRI-ACT® é apenas para cães?

    FRONTLINE TRI-ACT® foi formulado para ser usado apenas em cães, como indicado no folheto informativo. O ingrediente activo que dá ao produto a acção repelente, a Permetrina, é metabolizada muito lentamente no gato, o que provoca intoxicações potencialmente fatais nesta espécie. Como todos os produtos que contenham Permetrina, FRONTLINE TRI-ACT® é contra-indicado em gatos.

  • Estou grávida, posso aplicar um produto da gama FRONTLINE® ao meu animal?

    Como regra geral, é aconselhável evitar o conctato directo com qualquer produto químico, especialmente durante a gravidez, por isso recomendamos que, como precaução, se estiver grávida, não aplique o produto ou toque no animal (na zona de aplicação) até que o pêlo e a pele do cão estejam completamente secos. Se está grávida e é a única pessoa que pode aplicar FRONTLINE TRI-ACT®, recomendamos usar luvas e lavar bem as mãos com água e sabão depois.

  • Posso tratar o meu cão com FRONTLINE TRI-ACT® se também tiver gatos em casa?

    FRONTLINE TRI-ACT® é indicado apenas para cães. Os estudos de campo mostram que o tratamento de um cão com este antiparasitário não produz efeitos nocivos nos gatos coabitantes. No entanto, os gatos e cães tratados devem ser mantidos separados até que a área onde o produto foi aplicada tenha secado.

  • Quais os efeitos que o FRONTLINE TRI-ACT® pode causar a gatos?

    Pode causar convulsões, pois afecta o sistema nervoso, e é potencialmente mortal nesta espécie. Por isso, está indicado apenas para cães. Se o seu gato contactou com o produto leve o animal imediatamente a um médico veterinário.

  • Posso utilizar FRONTLINE TRI-ACT® noutros animais?

    Não, FRONTLINE TRI-ACT® está indicado unicamente para cães. Existem no mercado produtos específicos para uso noutras espécies domésticas, e devem ser esses a ser usados. Não usar em gatos ou coelhos pois o tratamento pode causar reacções adversas, incluindo a morte.

  • Posso usar outros produtos ou mesmo FRONTLINE COMBO® ao mesmo tempo que utilizo FRONTLINE TRI-ACT®?

    Contacte o seu médico veterinário para obter mais informações.

  • Posso aplicar FRONTLINE COMBO® em animais gestantes ou lactantes?

    FRONTLINE COMBO® pode ser usado em cadelas gestantes e lactantes e em gatas gestantes.

  • O que devo fazer se aplicar por erro uma pipeta de FRONTLINE TRI-ACT® a um gato?

    É necessário lavar a pele, logo que possível, para remover o produto. Lavar de imediato a zona de aplicação com água morna (não use água quente, pois isso vai aumentar a absorção do produto pela pele) e um detergente suave (sabonete, champô ou detergente para a louça suave para as mãos) para remover o máximo de produto presente na pele e pêlo do animal antes que este seja absorvido. Manter o gato seco e aquecido para evitar a hipotermia, pois esta pode agravar os sintomas. Não fique à espera que se iniciem quaisquer sintomas: leve imediatamente o gato ao seu médico veterinário.

  • Posso aplicar FRONTLINE TRI-ACT® no meu cão a partir de que idade?

    Pode ser administrado em cães a partir das 8 semanas de idade.

  • Há algum risco no uso de produtos FRONTLINE® caso tenha crianças pequenas?

    Quando utilizado de acordo com as instruções, a gama de produtos FRONTLINE® apresenta uma grande margem de segurança para os seres humanos. De acordo com avaliações científicas, cães tratados com produtos da gama FRONTLINE® não representam risco para a saúde das crianças ou adultos que possam estar expostos ao produto. Para informação completa por favor consulte o folheto informativo.

  • Acabei de utilizar um produto contra pulgas de outra marca, quando posso aplicar FRONTLINE TRI-ACT® ou FRONTLINE COMBO®?

    Para o FRONTLINE TRI-ACT® ou FRONTLINE COMBO®, o intervalo mínimo entre tratamentos é de 4 semanas. Se forem utilizados outros produtos, deve consultar o intervalo recomendado entre tratamentos mencionado no prospecto do produto usado. Consulte o seu médico veterinário para obter mais informações.

  • O FRONTLINE COMBO® ou FRONTLINE TRI-ACT® podem ser utilizados em qualquer raça?

    Podem ser usado em qualquer raça. FRONTLINE COMBO® Cão ou FRONTLINE TRI-ACT® podem ser utilizados em cães a partir das 8 semanas de idade e/ou 2kg de peso e FRONTLINE COMBO® Gatos a partir das 8 semanas de idade e/ou 1 kg de peso.

  • Ao fim de quanto tempo após se aplicar FRONTLINE TRI-ACT® ou FRONTLINE COMBO® é seguro brincar ou tocar no cão?

    Não deve tocar ou brincar com o cão ou permitir que crianças brinquem com este até que a área de aplicação do produto esteja seca. Portanto, é recomendável que, em lugar de fazer o tratamento durante o dia, aplicar a pipeta ao fim do dia (depois das crianças irem para a cama) e não deixar o animal dormir com o/a proprietário/a e, especialmente com crianças.

TRATAMENTO

  • E se o meu cão ficar molhado por causa da chuva, após aplicação de FRONTLINE TRI-ACT® ou FRONTLINE COMBO®?

    Depois de aplicar FRONTLINE TRI-ACT® é recomendado manter os animais secos durante 2 dias. Se ele se molhar antes, é muito pouco provável que a chuva tenha intensidade suficiente para remover o produto. No entanto, se seu cão ficar de tal forma encharcado que se torne necessária a aplicação de novo tratamento, deve consultar o seu médico veterinário.

  • Moro numa zona onde há muitas carraças, com que frequência devo tratar o meu cão?

    Deve tratar o seu cão a cada quatro semanas. Demonstrou-se que as carraças permanecem activas mesmo nos meses mais frios do Inverno, de modo que o tratamento contra estes parasitas deve ser feito ao longo de todo o ano.

  • Como detetar sintomas de Leishmaniose no meu cão?

    Esta doença pode não ser imediatamente visível para si, pois o período de incubação varia, podendo acontecer em apenas alguns meses ou ao longo de vários anos.
    Os sinais mais frequentes no seu animal de estimação são os seguintes:

    • Perda de pelo, especialmente em torno dos olhos;
    • Descamação;
    • Úlceras e hemorragias;
    • Perda de peso;
    • Aumento do volume de um ou vários gânglios linfáticos;
    • Insuficiência renal.
  • Molhar ou dar banho afeta a eficácia do FRONTLINE COMBO®?

    FRONTLINE COMBO® actua eficazmente, resistindo a banhos e lavagens semanais com champôs, garantindo protecção. No entanto, banhos ou imersão em água 2 dias antes da aplicação e após a aplicação do medicamento e banhos mais frequentes do que uma vez por semana, devem ser evitados.

  • Posso encontrar carraças num animal tratado com FRONTLINE TRI-ACT®?

    O FRONTLINE TRI-ACT® é um produto que repele carraças, e por isso provavelmente não encontrará estes parasitas fixos à pele do animal. As carraças que se possam encontrar fixas ao animal no momento de aplicação do tratamento geralmente morrem em 48 horas, caindo mortas para o chão, ou ficando, mortas, fixas no pelo. No caso de ficar alguma agarrada, pode removê-la facilmente

  • Como posso combater os flebótomos e prevenir a Leishmaniose de forma regular?

    A melhor forma de controlar e repelir este parasita é utilizar FRONTLINE TRI-ACT®.
    Este contém dois componentes que atuam em complementaridade, proporcionando uma ação repelente e inseticida. Os parasitas são repelidos pela ação da Permetrina, enquanto o Fipronil mata os que entram em contacto com o pelo do animal. A ação é eficaz durante 4 semanas.

  • Moro numa zona onde há muitos flebótomos, com que frequência devo tratar o meu cão?

    Deve-se tratar o cão a cada quatro semanas. O tratamento com FRONTLINE TRI-ACT® reduz o risco de picada, uma vez que a acção repelente de flebótomos permanece acima dos 80% durante 4 semanas.

  • Como posso remover uma carraça fixa do meu animal?

    Não use álcool, acetona, azeite, éter ou outro produto para “atacar” a carraça fixa. Também não use pontas de cigarro, fósforos ou outros objectos quentes ou incandescentes para as matar. Também não deve cortá-las, furá-las ou rebentá-las enquanto agarradas ao animal. As carraças devem ser removidas cuidadosamente para evitar que qualquer parte da cabeça permaneça no interior da pele e possa vir a causar uma infecção.

    Uma forma eficaz é pulverizar a carraça com um pouco de FRONTLINE® SPRAY; passados poucos minutos a carraça estará morta e irá cair do animal até 48 horas depois, por acção inflamatória natural do organismo. De outra forma, após pulverizar com FRONTLINE® SPRAY, pode agarrar a carraça o mais junto à pele possível e rodar, puxando com cuidado (como se estivesse a desenroscar um parafuso).

    Existem várias ferramentas e pinças especiais para facilitar a correcta remoção. Não deve tentar remover o parasita apenas puxando com os dedos, pois dessa forma é muito provável que parte da carraça permaneça fixa à pele do animal, vindo a causar infecções locais.

  • Como é que o FRONTLINE TRI-ACT® elimina as pulgas, carraças e insetos voadores?

    O FRONTLINE TRI-ACT® contém duas substâncias activas, Fipronil e Permetrina. Uma vez aplicado o produto, as duas substâncias são armazenadas nas glândulas sebáceas da pele do cão a partir de onde são continuamente excretadas para os pêlos e para a pele, através dos folículos pilosos. As pulgas, carraças e insectos voadores que tocam a pele e pêlo do animal são mortos por contacto directo. Adicionalmente, as carraças e insectos voadores são repelidos do contacto com o pêlo do cão.

  • As pulgas, carraças e insetos voadores têm de picar o cão para FRONTLINE TRI-ACT® atuar?

    Não. O FRONTLINE TRI-ACT® mata as pulgas, as carraças e os insectos voadores através do contacto directo com o pêlo e pele dos animais tratados. Para além disso o próprio produto previne a picada dos parasitas, pois tem um efeito repelente contra as carraças e os insectos voadores.

  • Vou viajar com o meu cão a uma zona endémica de Leishmaniose, quando devo realizar o tratamento?

    Os princípios activos do FRONTLINE TRI-ACT®, Fipronil e Permetrina, espalham-se por todo o corpo do animal em cerca de 24 horas após a aplicação da pipeta. A partir dessa altura o animal encontra-se protegido. Assim, deverá aplicar a pipeta pelo menos 24 horas antes de fazer a viagem e repetir o tratamento 4 semanas depois.

  • O que posso fazer para proteger o meu cão durante as férias?

    Antes de viajar, é aconselhável aplicar um produto eficaz na redução do risco de o cão contrair uma doença transmitida por insectos voadores (flebótomos, mosquitos) ou carraças. Se a viagem se prolonga durante mais de um mês, certifique-se que são cumpridos os intervalos entre os tratamentos indicados no folheto de instruções. 

  • Se o meu cão sai raramente de casa, posso fazer o tratamento para pulgas com menos frequência?

    Não. A presença de apenas algumas pulgas no corpo do cão pode transformar-se rapidamente numa grande infestação. Uma pulga fêmea pode colocar até 50 ovos por dia, em casa. Embora nunca saia à rua, o seu cão pode apanhá-las pelo simples facto de um animal não tratado visitar a casa. Os próprios humanos podem trazer pulgas adultas, ovos ou larvas de pulga do exterior, agarradas ao calçado ou vestuário. É essencial, portanto, proteger o animal mesmo quando este só sai à rua raramente.

  • Molhar ou dar banho afeta a eficácia do FRONTLINE TRI-ACT®?

    Os estudos demostram que o FRONTLINE TRI-ACT® mantém o seu desempenho quando os cães se molham (por exemplo, quando tomam banho ou nadam). No entanto, banhos ou imersão em água 2 dias antes da aplicação e após a aplicação do medicamento e banhos mais frequentes do que uma vez por semana, devem ser evitados.

  • Que vantagens têm os produtos repelentes de carraças, flebótomos e mosquitos?

    O efeito repelente (anti feeding) do FRONTLINE TRI-ACT® impede os parasitas de morderem o animal para se alimentarem do seu sangue, dessa forma fazendo com que diminua significativamente o risco deste contrair doenças como a Leishmaniose, Dirofilariose, Babesiose, Anaplasmose, Erliquiose e Doença de Lyme.

  • Se o meu cão sai raramente de casa, posso fazer o tratamento para carraças com menos frequência?

    Não. Embora não saindo à rua o seu cão pode estar exposto a parasitas. As carraças têm uma capacidade grande de deslocação, conseguindo subir pelas paredes de um prédio onde exista um cão na varanda. Em áreas endémicas, mosquitos e flebótomos podem picar e morder o animal mesmo dentro de casa e transmitir-lhe doenças como a Leishmaniose e Dirofilariose. É essencial, portanto, proteger o animal mesmo quando este só sai à rua raramente.

Comprar FRONTLINE®